segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Anti Rugas com DMAE e Ácido Alfa Lipóico

 

Olá queridas leitoras! Tudo bom com vocês? E com sua pele?

Como vocês já devem ter notado, hoje irei fazer uma resenha sobre o novo creme anti rugas com DMAE e Ácido alfa lipóico que estou usando.

A partir dos 25 anos começa a ocorrer a perda de colágeno e elastina da pele, os músculos vão perdendo a rigidez e o nível de água fica desequilibrado e diminui. Tudo isso resulta na redução da hidratação, no aparecimento de rugas e linhas de expressão e a pele fica cada vez mais fina, flácida e propensa à manchas.

Sabemos que mesmo usando o anti rugas mais caro do mundo, não podemos interromper o curso natural da vida, que é envelhecer. Mas podemos retardar os efeitos desse processo, lançando mão aos alimentos saudáveis, qualidade de vida e dermocosméticos específicos.

DSC04755

Quem acompanha o Blog Mania de Mulher, sabe que faço uso de creme anti rugas com DMAE há algum tempo, e que prefiro manipular para baratear o custo do produto. Vejam a resenha aqui do creme que eu usava anteriormente.

Recentemente resolvi mudar a fórmula, e aqui estou para compartilhar com vocês. Esse creme é para ser usado à noite e apesar de estar gostando muito da fórmula, pretendo fazer algumas alterações quando for manipular novamente.

A fórmula é a seguinte (custa + ou – R$ 50,00):

DMAE 10%

Ácido alfa lipóico 2%

Vitamina E líquida 2%

Thalaspheres de Vitamina C 5%

Creme oil free para DMAE qsp 30 gramas

Gostei muito da base oil free (livre de óleo), porque é mais fluída e desta forma espalha melhor sobre a pele, portanto, maior rendimento. Apesar de ser oil free, deixa a sensação de pele super hidratada por causa dos ingredientes da fórmula. Caso você possua pele seca, poderá substituir o creme oil free por creme croda ou polawax, por exemplo.

Outro ponto importante a ser considerado é o odor. Não precisa ter olfato aguçado para sentir o cheiro do creme, então se você tiver problemas com produtos que possuem cheiro, talvez você não se adapte a esse produto. Para camuflar o cheirinho ruim, é possível acrescentar essência à formulação.

Parece ser pouco somente 30 gramas de produto, uma vez que uso todas as noites em todo o rosto, área dos olhos, pescoço e colo, mas com certeza é o suficiente, pois como disse anteriormente, o produto rende muito, além disso o prazo de validade é de apenas 2 meses. Manipular uma quantidade maior é o mesmo que jogar dinheiro fora.

DSC04756

Algumas farmácias de manipulação possuem sugestões de fórmulas anti rugas para mulheres a partir dos 25, 30, 40 anos. Normalmente esses cremes ficam dispostos nas prateleiras das farmácias. Nesses casos são usados princípios ativos que dispensam receituário médico por não oferecer riscos à saúde.

Em alguns casos específicos, há tratamentos que requerem o uso de produtos controlados por órgãos competentes, como é o caso do ácido retinóico, por exemplo. Nesses casos, a farmácia não poderá manipular sem a receita médica.

Por via das dúvidas, é sempre bom consultar um dermatologista, principalmente se você possui pele sensível ou alergia, pois ele saberá exatamente suas reais necessidades.

Quando eu trabalhava na farmácia na qual manipulo meu creme, recebíamos com frequência ligações de mulheres – que faziam uso do DMAE – assustadas com as sensações que ele causava. Muitas delas achavam que havia algum problema com o creme. Por essa razão, esse folheto explicativo acompanha toda fórmula que contém de DMAE.

DSC04760

Sinceramente, a ação do produto não é nada incômodo. Em meu caso, essas sensações ocorrem às vezes e duram poucos segundos após sua aplicação, logo em seguida não sinto mais nada, exceto o cheiro ruim do creme.

Agora vamos saber para que serve cada componente da fórmula?

DMAE – Dimetilaminoetanol

Seu potencial rejuvenescedor foi descoberto nos E.U.A de forma acidental. Como os pacientes que tomavam o DMAE via oral, reclamavam do pescoço duro e de sua pele repuxada, os médicos resolveram investigar as causas, e descobriram que um dos efeitos colaterais da substância era a hipertonicidade do músculo cervical, que fica na altura da mandíbula. Ao saber disso o dermatologista americano Nicholas Perricone (autor de O fim das Rugas) resolveu testar em seus clientes, um creme à base de DMAE, para ver se surtia efeito semelhante ao do medicamento oral. O resultado foi bom. A substância aumentou o tônus dos músculos faciais, principalmente os da região do pescoço e pálpebras.

Embora os efeitos do DMAE apareçam logo nas primeiras aplicações, os médicos afirmam que é necessário pelo menos quatro meses de tratamento para resultados consistentes. A ação do creme é cumulativa: quanto mais for aplicado, mais intenso e duradouro será o efeito. Ele também pode ser usado por quem ainda não tem papadas, mas quer evitar que elas apareçam.

Quando associado a outros nutrientes cosméticos, o DMAE apresenta efeito dramático sobre os sinais de envelhecimento.

ÁCIDO ALFA LIPÓICO

Trata - se de uma substância capaz de movimentar-se pelo organismo humano de forma rápida e indolor. É uma molécula completamente natural que existe dentro de cada célula de nosso corpo. Assim como a Vitamina C, o Ácido Alfa-lipóico é bem conhecido pelos cientistas há muito tempo. Ele foi descoberto em 1951 por pesquisadores que constataram que ele era um componente essencial da parte da célula responsável pela produção de energia. Também revelaram que, quando disponibilizado de forma adicional para as células vivas, ele rapidamente entra nestas células e oferece ampla proteção contra os radicais livres.

O Ácido Alfa-lipóico é solúvel tanto em água como em óleo; é capaz de penetrar dentro e fora da célula. Em oposição às vitaminas C e E, ele pode combater radicais livres em qualquer parte da célula e até mesmo penetrar nos espaços entre as células. Essa substância também aumenta a ação anti-oxidante da Vitamina C e E em 50% e 100% respectivamente.

Outra característica do Ácido Alfa-Lipóico é sua capacidade de afetar o metabolismo. Uma vez que o Ácido Alfa-Lipóico é encontrado naturalmente na mitocôndria - a parte da célula que é responsável pela produção de energia - ele pode literalmente aumentar a velocidade de funcionamento da célula. Um nível maior de energia permite à célula ingerir mais nutrientes, remover resíduos e substituir componentes danificados. Se o metabolismo da célula é lento, como acontece ao envelhecermos, a célula não tem energia para realizar funções essenciais, como essas mencionadas acima.

            O fato é que, como uma pessoa que envelhece, uma célula que envelhece tem um metabolismo mais lento, caracterizado por uma produção decrescente de energia, o que leva a uma incapacidade da auto-reparação dos danos celulares. O Ácido Alfa-lipóico é o único antioxidante conhecido que possui a capacidade de curar a célula através de sua produção de energia.

VITAMINA E

A vitamina E (alfa-tocoferol), é uma substância conhecida na prevenção de rugas, pois neutraliza os radicais livres, devido às suas propriedades antioxidantes. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​e desequilibradas que podem causar a ruptura dos tecidos do corpo, incluindo o colágeno na derme da pele.

Existem alimentos que contêm altas doses de vitamina E, como é o caso das folhas verdes escuras, brócolis, nozes, azeitonas, vegetais, grãos integrais, leite, ovos e carnes. Estes alimentos, além de conter vitamina E, são ricos em uma variedade de nutrientes essenciais para manter a pele saudável e bonita por dentro e por fora.

THALASPHERES DE VITAMINA C

A Thalaspheres Vitamina C é a forma mais compatível de Vitamina C do mercado. Ela aceita quase todas as associações desejadas pelo médico e pelo consumidor final, vindo a ser o braço direito do farmacêutico no desenvolvimento de novos produtos.

Quando utilizada topicamente tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e diminuindo as rugas e as linhas de expressões; atua como um fotoprotetor, porque protege a pele contra os raios ultravioletas e é ótima para uniformizar o tom da pele, pode clarear qualquer tipo de manchas, inclusive as sardas e as deixadas pela acne.

Outro benefício é a firmeza, devido ao aumento da produção de fibras de colágeno e elastina e a hidratação na medida certa.

Podemos incrementar a fórmula, associando outras substâncias que tornarão o creme mais "potente" e também elevarão seu preço. Mas isso é assunto para outro post.

Lembre-se de consultar um dermatologista, caso tenha interesse em manipular algum cosmético, a fim de evitar irritações e alergias.

 

L E I A   T A M B É M :

Resenha Meu Creme Anti Rugas com DMAE

Resenha Microdermoabrasão TimeWise Mary Kay

Resenha Gel Esfoliante Toque de Natureza

Resenha Batom Rosa Elegance Koloss

 

 

Fontes de Pesquisa:

http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/6740/acido-alfa-lipoico-o-mais-poderoso-antioxidante-e-antiinflamatorio-da-natureza

http://ta-na-rede.blogspot.com.br/2011/05/beneficios-da-vitamina-e-na-pele.html

http://www.dermage.com.br/dermage/paginas/Estudo-Talaesferas-de-vitamina-C.pdf

32 comentários:

  1. Para acabar com rugas e ter pele lisinha, já tem no Brasil o creme mais vendido na Europa para isto. Olhá que eles são exigentes lá. Eu morei lá e usava este creme que agora compro aqui. É o que chamam de Botox em creme. Entre na pesquisa do Google e digite CREME VENENO DE ABELHAS ESSESNCE. É um pote branco com uma abelha grande desenhada. É Top de linha !! Tem no site TODAOFERTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido(a) leitor(a), segui seu conselho e comprei o Creme com Veneno de Abelha Essence.

      Confira a resenha que preparei: http://blogmaniademulher.blogspot.com.br/2013/02/creme-com-veneno-de-abelha-um-potente.html

      Obrigada pela dica... foi muito útil. Abraço.

      Excluir
  2. vou testar com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Olá, fiz esse creme facial com uma farmacia de manipulação com 20 anos de experiencia, aqui em SP, entretanto fiquei preocupada porque o meu creme facial não tem cheiro algum! Inclusive é até cheirosinho...será que eles fizeram errado???? O DMAE não deveria dar um odor característico de peixe ao creme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor(a). Primeiramente obrigada pela visita. Recomendo entrar em contato com o departamento técnico da farmácia que manipulou o produto. Um abraço.

      Excluir
  4. Oi Boa noite! Eu estou passando indicado pela minhas dermatologista manipulado(pantenol d.m.a.e) thalaspheres de vot c . gel creme. meu rosto esta grosso e cheio de borbolinhas acho q e isso que e eu estou sentindo minha péle feia faz 5 dias que estou uzando ... qual é a reaçao desse produto vc sabe mi respnde.. obrogada Dayane guimaraes ciareli...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane. Nesse caso sugiro que você marque um retorno com a dermatologista que lhe indicou o produto. Com certeza ela é a pessoa mais indicada para propor um tratamento alternativo. Obrigada pela visita. Abraço.

      Excluir
  5. Paula, qual a nova fórmula do creme acima que você está usando?
    Mande para mim se puder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia Peixoto.
      Segue abaixo o link da resenha da nova fórmula:

      http://www.blogmaniademulher.blogspot.com.br/2013/10/anti-idade-com-retinol-e-dmae.html

      Um grande abraço.

      Excluir
  6. Paula, gostaria de manipular o creme que o outro Anônimo citou aí, como o de veneno da abelha. Eu estava justamente tentando localizar um site que soubesse informar. Será que é fácil conseguir? Onde poderemos adquirir o veneno da abelha?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro(a) leitor(a),
      Basta entrar em contato com as farmácias de manipulação onde você mora.
      Caso nenhuma delas manipule esse produto, a saída será comprar o creme comercial, em sites da internet como todaoferta ou mercado livre, por exemplo.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Paula, caso queiramos acrescentar o veneno da abelha ao creme, pode ser feito? Teríamos de substituir por alguns dos itens? E qual seria a quantidade que poderíamos colocar, em pó ou líquido, de acordo com o que tivéssemos em mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido(a) leitor(a).
      Acredito que neste caso, seria sensato pedir orientações de uma dermatologista ou farmacêutica para verificar a compatibilidade entre os ingredientes.
      Com certeza um profissional da área poderá te orientar melhor e saberá a quantidade ideal permitida para manipulação.
      Nosso rosto é como um cartão de visitas, portanto, devemos ter cuidado nas escolhas do que aplicamos sobre ele.
      Um abraço.

      Excluir
  8. Paula, obrigada pela orientação sobre trocar algum item pelo veneno da abelha. Vou verificar com um farmacêutico sim. Uma boa ideia. Mas, gostaria de aproveitar para saber de vc, caso estejas em condições de passar a informação, é que tenho tentado em pesquisas aqui e está difícil encontrar. Se trata de embalagens para cosméticos. Caso vc saiba onde eu possa adquirir, por gentileza, me passe o endereço, pois está difícil mesmo. Em tempo, estou procurando em S. Paulo. Muito obrigada por tudo. Deus te abençoe! Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga leitora.
      Tenho pouco conhecimento pra te ajudar.
      A única empresa que eu conheço em São Paulo, é a SP Farma Distribuidora de Matéria Prima Farmacêutica.
      Em minha cidade (Piracicaba) conheço a Covadis, que além de produtos químicos, também trabalha com diversos tipos de frascos plásticos e de vidro âmbar, com conta gotas etc... etc... Aqui também tem a Frascopira, que trabalha com diversos tipos de embalagens.
      Em São Paulo tem tudo o que podemos imaginar, bastar saber pesquisar que encontramos aquilo que desejamos.
      Sucesso na sua procura.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Obrigada, Paula, desculpe a demora em responder. Estive impossibilitada de vir aqui esses dias. Vou anotar as lojas. Muito obrigada. Grande abraço.

      Lu.

      Excluir
  9. Mandei manipular o creme e estou gostando dos resultados, a pele fica visivelmente mais hidratada e com um aspecto melhor. Mandei manipular na Farmácia Indiana que é ISO 9001, o creme ficou com o aspecto igual ao seu e pedi para colocarem uma essência que deu um cheirinho agradável. Nas noites que esqueço de usar percebo claramente a importância em usar um creme noturno para cuidar da pele.
    Parabéns pelo seu blog e pela clareza como você coloca as informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga leitora.
      Fico muito feliz que você tenha gostado do Blog.
      Obrigada pela sua participação.
      Um grande abraço.

      Excluir
    2. Você me ajudou bastante. Foi muito proveitoso.
      Obrigada, Paula. Bjos

      Excluir
  10. Paula, eu gostaria muito de manipular o creme 'Anti Rugas com DMAE e Ácido Alfa Lipóico ', acontece que ñ tenho ideia de onde comprar o ácido alfa lipóico, já fiz zilhões de pesquisas e nada. Só encontro em cápsula. Ñ quero mandar manipular, pois sempre q faço isso ñ dá certo. Prefiro eu mesma fazer. Inclusive já tenho alguns produtos. Também estou sentindo dificuldades em encontrar Thalasfheres de vitamina C...
    Muito obrigada!
    Lu

    ResponderExcluir
  11. Adorei tua dica e queria saber se já fez a resenha do novo creme que manipulou depois desse da página. bjks e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia. Obrigada pela visita e comentário.
      Abaixo está o link contendo a resenha da nova fórmula do creme que estou usando atualmente.

      http://www.blogmaniademulher.blogspot.com.br/2013/10/anti-idade-com-retinol-e-dmae.html

      Volte sempre.
      Um grande abraço.

      Excluir
  12. oi paula, mandei manipular seu creme e mandei acrescentar acido glicólico a 5%, tenho bastante cuidado com a pele uso protetor solar sempre desde que acordo episol 50 e estou indo para a praia, mais não costumo ficar tomando sol faço uma caminhada as 6 da manha e volto pra casa, gostaria de saber se posso continuar usando esta formula? tenho melasmas e pretendo quando passar o verão fazer uma consulta ao dermatologista só queria passar algo para não aumentar, aguardo sua resposta bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga leitora.
      Não sou especialista no assunto. Aconselho a não esperar o verão terminar para consultar com o dermatologista, procure-o assim que puder para se precaver de resultados indesejáveis.
      Eu nunca tive problemas em utilizar essa fórmula, mesmo durante o dia, mas as pessoas são diferentes e nosso organismo pode reagir diferente do organismo de outra pessoa.
      Acredito que seja cabível, neste caso, consultar um especialista.
      Um grande abraço.

      Excluir
  13. Oi! queria saber como vc usa, qual o horario, se é necessário maior cuidado com o sol por algum componente do produto! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga leitora,
      À noite, depois do banho, com a pele limpa e seca é o melhor horário para utilizar qualquer creme facial, pois é nesse horário que a pele absorve melhor os ingredientes da fórmula. As vezes também utilizo pela manhã... lavo o rosto com sabonete e seco bem, aplico o creme e depois de uns minutinhos um pouco de protetor solar.
      Já aconteceu várias vezes de esquecer-me de aplicar protetor solar e não tive, por essa razão. consequências indesejadas.
      Nunca tive a pela manchada por nenhuma das fórmulas que já usei.
      Atualmente estou usando outra fórmula, veja a resenha aqui (http://www.blogmaniademulher.blogspot.com.br/2013/10/anti-idade-com-retinol-e-dmae.html), contendo retinol, embora seja indicada para uso noturno, também já utilizei diversas vezes durante o dia e nada demais aconteceu.
      Espero ter contribuído. Um grande abraço.

      Excluir
  14. Paula,
    Mandei formular este creme para mim, mas gostaria de utilizá-lo durante o dia antes do protetor... será que posso utilizá-lo durante o dia?
    Abraço e obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Perdi a conta de quantas vezes já usei durante o dia e não tive problema algum. Portanto, pode usar durante o dia sim! Não esqueça de passar o protetor solar em seguida. Bjos.

      Excluir
  15. Ola Paula, estou com a pele do rosto muita flácido, principalmente as palpeblas também estou com pes de galinhas tenho 46 anos devo usar essa formula ou devo alterar eu, estou usando acido retinoico 005 mais não esta funcionando

    ResponderExcluir
  16. Será que posso adicionar a essa formula o retinol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor(a).
      Palmitato de retinol ou simplesmente retinol, consiste em ser vitamina A. Claro que pode adicionar sim, pois é compatível com os demais ingredientes da fórmula. Lembre-se de usar o protetor solar depois de aplicar o anti rugas.
      Abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigada Paula, amanhã mesmo mando para manipulação. Até o namo vai usar rsrs
      Abraços

      Excluir